Search This Blog

Monday, June 9, 2014

Podando a Hortinha


Nesse post irei mostrar como eu podo minhas plantinhas!! Esse é um assunto que quero compartilhar já faz um tempão e sempre esqueço de fotografar quando eu podo, aí tenho que esperar a plantinha precisar de outra poda, e por aí vai. Gostei bastante do resultado e acho que valeu a pena a demora!

Não sou nenhuma especialista em jardinagem, nem sei se alguém com mais experiência irá dizer que eu fiz algo de errado...se é que fiz, por favor, me avise! É assim que eu tenho cuidado das minhas plantinhas e elas sempre rebrotam, as vezes, consigo podar 2 vezes no mês e assim tenho guardadas secas ou posso pegar fresquinhas no pé, pois elas se multiplicam! Quanto mais eu podo, mais elas crescem.

Uma regra básica: corta um, nasce dois! Quando vou cortar um galhinho sempre cantarolo na minha mente: corta um, nasce dois. Acho que elas sempre entendem! Essa regra vale para o orégano, hortelã, lavanda, manjericão, e outros. Já para o alecrim e a erva-cidreira a regra é "corta um, nasce três". Uau! Fantástico!

Nesse post estou podando o orégano, então a regra é "corta um, nasce dois". Vamos ver se fica claro com as fotos a seguir.


Nessa primeira foto o galho já está criando os 2 brotos, então fica fácil perceber qual o galho que sai. O do meio, maior, deve ser cortado fora, na diagonal, para que os dois laterais cresçam e formem novos 2 galhinhos. Na foto ao lado, já foi cortado o galho central, sobrando os dois brotinhos.

Nessas outras duas fotos temos um galho central que já foi podado anteriormente e dois galhinhos novos que já precisam ser podados também. Como nos dois galhinhos ainda não existem brotos, escolhi o ponto logo acima das 2 primeiras folhas, assim, os 2 novos brotos serão formados logo na base. Cortando sempre o mais "baixo" possível planta não fica com aqueles galhos solitários imensos, que, quando criam flores param de crescer e minguam. A ideia é exigir da planta, cortar os galhinhos e fazer com que ela crie novos, aumentando o raio e não a altura da planta.

Na foto abaixo, o resultado da poda nos 2 galhos:


Fiquem tranquilos, mesmo que não tenham brotinhos aparentes ainda, logo eles serão formados.
E, abaixo, o resultado final, após a repetição dos passos indicados anteriormente, com todos os galhinhos que já estavam grandes demais:


Depois de cortados, os galhinhos ficam em uma tigelinha até secarem por completo, como na foto abaixo. Depois é só armazenar em recipiente fechado e usar nas receitinhas! =P


É bem simples, seguindo a regra do "corta um, nasce dois", não tem erro! A plantinha fica em constante crescimento, podemos armazenar as partes podadas como ervas secas e ainda, como ela sempre rebrota, temos ervas frescas o ano todo.

É bem difícil encontrar um tutorial simples sobre o assunto...eu nem sei quantas plantinhas eu perdi tentando infrutiferamente podá-las. Espero que tenham gostado!

Compartilhem, curtam e comentem, seu feedback é muito importante para mim!
Até mais!

1 comment:

  1. Poxa que feral! Aprendi isso com você! Functional para a maioria dad plantas?
    Desejo muito successor.

    ReplyDelete